segunda-feira, 7 de abril de 2014




Soja em Grãos

LEITE DE SOJA: COMO FAZER?




Primeiramente, quero colocar algumas informações sobre esta leguminosa tão versátil.

O consumo diário de grãos de soja pode reduzir a pressão arterial e as ondas de calor da menopausa, anunciaram pesquisadores nos Estados Unidos.

A principal autora do estudo, Dra. Welty especialista em cardiologia preventiva, acompanhou 61 mulheres na pós-menopausa -12 delas hipertensas e 49 com pressão normal - que serviram como seu grupo de controle ao deixarem de consumir soja por oito semanas.

Depois, elas passaram a receber uma porção diária de meia xícara de grãos de soja torrados e desidratados, com pouco sal, durante oito semanas.

As mulheres receberam instruções para comer os grãos ao longo do dia - alguns no café da manhã, alguns no almoço, outros no jantar e mais um pouco antes de irem dormir. A idade média das participantes era de 53 anos - para aquelas com pressão arterial normal - e de 58 anos - para as hipertensas.



A Dra. Welty disse que a queda na pressão arterial sistólica foi uma descoberta surpreendente. E afirmou que parecia que mesmo as mulheres com pressão normal podem se beneficiar de uma porção diária de grãos de soja.

Segundo a pesquisadora, a ingestão de grãos de soja ao longo do dia ajudou a reduzir as ondas de calor porque o nível de soja no corpo das mulheres foi mantido. Ela disse que isso pode ter ajudado a reduzir também a pressão arterial.

As descobertas foram apresentadas na Reunião Científica da Associação Americana do Coração.

A especialista disse à CNN que as mulheres analisadas no estudo também tiveram em média 54 por cento de redução nas ondas de calor.

Quando o estudo começou, os pesquisadores observaram mudanças nos lipídios, pressão arterial, ossos e sintomas da menopausa. Eles vão continuar procurando estas mudanças conforme o estudo prosseguir.

O estudo foi custeado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Os grãos de soja foram doados pela Geni Soy.

Fonte: CNN

Soja na redução de riscos de doenças crônicas. A soja é considerada um alimento funcional porque além de funções nutricionais básicas, pode reduzir os riscos de algumas doenças crônicas e degenerativas. É rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como:
cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.

Os efeitos fitoterápicos da soja foram identificados por pesquisadores que observaram que em países do Oriente, onde a população consome grandes quantidades de soja e derivados, a incidência de alguns tipos de câncer bem como das doenças cardiovasculares é muito menor do que em países do
Ocidente. Pesquisas constataram que a diferença estava na dieta alimentar dos orientais, que é rica em soja e seus subprodutos.

Embrapa soja

Deste grãozinho, podemos obter vários alimentos:

Extrato de soja (leite de soja)
Okara (massa resultante da confecção do leite)
Tofu (queijo de soja)
Kinako (farinha integral do grão de soja)
Misso (pasta de soja fermentada com arroz ou outro cereal e sal)
Shoyo (molho de soja fermentada com sal)
Tempeh (grãos de soja escascados e fermentados com um fungo, risophus oligoporus)
Iogurte de soja (leite de soja fermentado)
Maionese de soja (leite com óleo e temperos)
Maionese de tofu (tofu com óleo e temperos)
Proteína texturizada de soja –PTS- (carne de soja), também chamada de PVT (proteína vegetal texturizada)
Yuba ou purô (nata desidratada do leite de soja)
Broto de soja (grãos germinados)

E cada um deles pode ser transformado em várias receitas!

Vamos nos deter às preparações básicas, pois assim teremos condições de incluir a soja em nosso dia a dia, podendo, inclusive, substituir os alimentos de origem animal que usamos pelo derivado de soja mais apropriado.

Importante: A soja tem uma enzima que lhe dá aquele gostinho de feijão cru. O choque térmico inibe esta enzima. Então recomendo que o primeiro contato do grão seja com água fervente e o segundo com água fria.

Fazemos assim: colocamos água para ferver (3 medidas para cada uma de soja). Quando começar a fervura, juntamos a soja. Esperamos começar a ferver de novo e contamos cinco minutos. Escorremos os grãos em uma peneira e jogamos água fria neles. Colocamos então em um recipiente com água fria e deixamos de molho.

RECEITAS BÁSICAS


 Leite de soja


Ingredientes:

1 xícara de grãos de soja FUMEL escolhidos
Água para cobrir

Preparo:

Dê o choque térmico.
Ponha os grãos de molho em água fria por no mínimo 4 horas e no máximo 12 horas. Esfregue os grãos entre as mãos para que a casca solte. Escorra a água. Repita a operação até que a soja esteja com pouca casca. Escorra.

Importante: a retirada da casca deve ser feita por causa do fitato, substância que pode atrapalhar a absorção dos nutrientes em nosso organismo.

Segunda etapa:

Amorne 1 ½ litro de água. Bata no liquidificador com a soja, na proporção de uma xícara de chá de soja para 2 xícaras de chá de água. Coe em um pano. Guarde a massa resultante (okara). Ferva o leite por 20 minutos. Deixe esfriar e conserve em geladeira

Uma dica: Temos a Soja Descascada Fumel para facilitar o preparo do leite!

Leite com sabor

Adicione ao leite a fruta de sua preferência ou acrescente baunilha, canela ou casca de laranja durante a fervura. Adoce à gosto.

Em breve enviarei receitas com a okara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário